24 de out. de 2005

"Dogville e a poesia" - 12/9/2005 - Digestivo Cultural - Michel Laub - Ensaios

Sinto vergonha de dizer simplesmente: gostei desse filme. Sinto-me um idiota por não conseguir escrever uma análise no mínimo inteligente. Um dia quem sabe, consiga explicar a mim mesmo por que os filmes do Lars von Trier me causam prazer. Preciso pensar e pensar toma tempo, dinheiro, sem contar as dores nas costas, no estômago e na mãos (mas isso seria irrelevante). Dogville é um filme de e para intelectuais? Que seja! Gostei, mesmo não sendo um. Minha estupefação impede que as palavras se aproximarem de mim. Preciso descarregar essa vertigem em alguém, com alguém: "Telefone desligado ou fora da área de serviço." Talvez ele não seja a pessoa mais indicada. Sessões de cinema podem ter sido uma forma dissimulada de justificar o abuso e eu nunca havia me dado conta.

6 comentários:

  1. Anônimo4:55 PM

    Disseram pra eu assistir um filme chamado "O Brilho Eteno de Uma Noite Sem Lembranças". Vc ouviu falar? Bom.. ando em tempos de desestimular meu medíocre intelecto, por isso me recuso a ver qlq filme que me faça pensar. Sim, sim.. a auto-estima arrumou as malas e se mandou pra pqp (pode falar palavrão aqui?). Se bem que antes dela me abandonar, tivemos uma briga homérica. Avemaria.. eu falo muita merda. Beijo, Marcinho! (ei, vc viu que o DICLA e eu fizemos as pazes? hehehehe)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:22 AM

    há coisas estranhas nas dicas de filmes. mas, se a atriz principal é alguém chamada Nicole Kidman (ou Monica Sweetheart) as coisas sempre se esclarecem. Para melhor. Veremos.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2:30 PM

    Do post anterior: adorei a história do brigadeiro e de "sujar" a mão na margarina...

    Deste: o Lars é um provocador, né? eu vi um documentário em que ele desafiava um cineasta a filmar roteiros, impondo algumas limitações. Foi ótimo! (tava naquela mostra de cinema do cinebrasília, você chegou a ver?).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Fazia algum tempo que eu não aparecia por aqui, e tomei um susto al ver como tudo mudou.

    Dogville me deixou em estado de choque, no bom sentido. Não sei se é de e para intelectuais, mas sei que é um filme para aplaudir de pé.

    Beijão, tô esperando tua visita no meu blog!

    ResponderExcluir
  5. também adorei esse filme, com sua sensibilidade e simplicidade complexas.

    ResponderExcluir