6 de dez. de 2005

Roberto Benigni: entrevista na ISTOÉ

ISTOÉ – A sátira política é dos seus gêneros prediletos. Qual é a sua opinião sobre a política?
Benigni – Como disse o jornalista Eugenio Scalfari, “a sátira é contra o poder, caso contrário não é sátira”. Porém, algumas personalidades atraem mais que outras. Por exemplo, Berlusconi (primeiro-ministro italiano). Mesmo se ele não tivesse tanto poder, seria satirizado porque ele atrai os cômicos. A sátira é a democracia que chicoteia a si mesma. Não sei fazer teorias sobre a sátira, talvez Dario Fo possa fazer melhor do que eu. O prazer de fazer rir é como o leite materno. Imagine que eu estou mamando aquele néctar... Eu não paro para pensar. Vou ficar olhando e pensando no sabor do peito? OK, eu sei que o seio não é o órgão mais apto para eu me explicar. (grifo nosso)

3 comentários:

  1. Anônimo9:39 AM

    O curioso é que a pergunta era sobre a política, e não sobre a sátira política. Ato falho?? Benigni quis mesmo dizer que política é uma sátira em si?!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:42 AM

    Bem observado, Amanda. Acredito que o Benigni corrigiu o erro do jornalista.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9:49 AM

    eu adorei ahahahaha perfeito. e esse blOg tb. sou fã de carteirinha. bjo da lu

    ResponderExcluir